Notícias!

A aula inaugural do PREVEST ocorrerá no próximo dia 25 de março no Clube de Mães da Japiinlândia. Na ocasião, a coorde-nação do PREVEST e a líder comunitária receberão os partici-pantes inscritos, a fim de apresentar a equipe e a metodologia das atividades de ensino, bem como o regulamento a ser segui-do. As atividades de ensino do projeto serão iniciadas em 28 de março de 2011. Contamos com a presença de todos aqueles que já estudaram no PREVEST e que desejem contribuir com os novos participantes, motivando-os a seguirem o curso com responsabilidade e persistência.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Suspensão das atividades do PREVEST

Queridos alunos do projeto de extensão universitária PREVEST, boa tarde!

Informo que as atividades de extensão deste projeto estão suspensas até o fim da greve de docentes, funcionários técnico-administrativos e estudantes das universidades federais brasileiras.

Como é do conhecimento de toda a sociedade amazonense, os professores da UFAM deflagraram greve desde o dia 17 de maio do corrente ano, após os representantes do governo federal terem interrompido negociações de interesse geral e náo apenas da categoria de professores.

Desde 2010, nosso sindicato vinha negociando com o governo federal um plano de carreira e salários, uma vez que os sucessivos governos nos têm prejudicado, passando por cima do direito a aumentos salariais em data-base, como qualquer categoria de trabalhadores.

Os dois últimos governos, principalmente, nos impuseram uma ampliação de vagas, com criação de cursos novos e polos no interior, sem prover das necessárias condições físicas, materiais e humanas, de tal modo que muitos cursos funcionam em condições precárias, com ameaças frequentes de descredenciamento, em face da falta de condições para formar de modo adequado e coerente o cidadão, futuro profissional especializado.

Uma política enganadora tem liberado recusos apenas para construção de prédios. Náo há contudo liberação de recursos para manutenção dos prédios e equipamentos mais antigos.

Os negociadores do governo não têm respeitado os compromissos assumidos com nosso sindicato, o que nos leva a um posicionamento de radicalização neste momento, destacando que náo fazemos greve por gostar, mas por não mais suportar o fato de nossos direitos constitucionais serem desrespeitados, uma vez que nossos salários não nos permitem fazer face a despesas básicas de nossa existência.

Solicito, portanto, que acompanhem por este blog e pela página da UFAM (www.ufam.edu.br) o andamento do movimento de greve, aproveitando para convidar todos os estudantes deste projeto a participar de nossas manifestações, conforme agenda publicada na página da ADUA (www.adua.org.br), nossa associação sindical local.

Atenciosamente,

Márcia Josanne de Oliveira Lira
Coordenadora do PREVEST

Um comentário:

  1. Fiquei sabendo ontem sobre a paralização dos prevest, por meio do vigia do clube de mães da japiimlandia, e estou profundamente triste por essa paralização. Mas, gostaria de dizer que estou ao lado dos professores nesta causa e espero que a nossa "Presidenta", faça por merecer o voto de confiança que estamos dando à ela, e ouça o clamor dos professores e funcionários públicos federais ou não, para dar a eles um plano de carreira salarial. E que se faça justica educacional em nosso país que precisa de pessoas preparadas para carreiras profisionais, que só por meio de professores valorizados e instituições estruturadas e respeitadas, possam produzir profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

    Que consigam obter o sucesso almejado,

    Marcos Denis Botelho Nobrega
    Aluno Prevest

    ResponderExcluir